A Síndrome dos Ovários Policísticos, chamada de SOP por nós médicos, é uma das doenças mais comuns na ginecologia e na Reprodução Humana. Ela é caracterizada não somente pelos ovários micropolicísticos vistos na Ultrassonografia, mas também pela irregularidade menstrual (que chamamos de anovulação crônica) e pelo hiperandrogenismo que pode ser caracterizado por aumento de pelos, espinhas ou somente pela alteração dos hormônios masculinos dosados no sangue.
Mas sabiam que o nome desta síndrome tem sido questionada nos congressos médicos? Na verdade, os micropolicistos vistos na ultrassonografia não são cistos, mas sim, folículos. O folículo ovariano consiste em um oócito (óvulo) envolvido por uma ou mais camadas de células foliculares, também conhecidas como células da granulosa. Uma das maneiras de medir a reserva ovariana de uma mulher é contando justamente esses folículos.
Recentemente também houve uma mudança de posicionamento da Sociedade Européia de Reprodução Humana quando ao valor da Ultrassonografia em pacientes adolescentes que tiveram a primeira menstruação há pouco tempo. Devemos evitar de pedir o exame de ultrassonografia nestas pacientes pois elas têm uma reserva ovariana muito boa, por serem jovens, e por isso podem ser confundidas com ovários de pacientes com SOP.
Marque uma consulta!
Os tratamentos estão mais avançados e eles começam pela informação. A Dra. Mayra Nakano sempre estará ao seu lado para fortalecer laços e promover a vida.