O congelamento de óvulos é um tratamento cada vez mais popular entre as mulheres que querem adiar a maternidade. O tratamento é realizado em uma clínica de fertilização por um ginecologista especialista em fertilidade.
Esse tratamento faz sentido para você?
Esta técnica se mostrou eficaz para preservar a fertilidade da mulher que decidiu postergar a maternidade, seja por motivos sociais ou de saúde (em casos de pacientes com câncer, por exemplo).
Sabemos que, com o passar do tempo, há uma queda da reserva ovariana e da qualidade dos óvulos das mulheres, muitas vezes a queda da reserva ovariana, não segue linearmente nossos objetivos de vida.
Importante lembrar que este procedimento não está apenas relacionado às pacientes com baixa reserva ovariana, como pode-se pensar, pois a qualidade dos óvulos (idade da mulher) é um dos fatores de melhor chance de gravidez no futuro.
Como é feito o congelamento de óvulos?
A vitrificação de oócitos maduros (nome técnico do congelamento de óvulos) é um processo parecido com a obtenção dos óvulos para uma fertilização in vitro.
A primeira fase do tratamento é a avaliação da reserva ovariana (nos primeiros dias do ciclo menstrual). Em seguida, é realizada a estimulação ovariana com hormônios injetáveis (gonadotrofinas). As injeções duram por volta de 10 a 12 dias, quando agendamos a coleta de óvulos.
O procedimento deve ser realizado em uma clínica de fertilização com um laboratório de reprodução humana adequado. Após a coleta, os óvulos maduros serão congelados para utilização no futuro.
Importante!
Não é necessário ficar em repouso durante o uso das medicações, você pode continuar trabalhando e realizando as suas atividades diárias.
Marque uma consulta!
Os tratamentos estão mais avançados e eles começam pela informação. A Dra. Mayra Nakano sempre estará ao seu lado para fortalecer laços e promover a vida.