A infertilidade conjugal é uma doença definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a ausência de gestação após 12 meses de relações sexuais frequentes sem métodos contraceptivos em mulheres abaixo de 35 anos ou após 6 meses em mulheres acima de 35 anos. Acontece em 15% dos casais em idade fértil.
Atenção! Nem sempre engravidamos nos primeiros meses de tentativas, 85% dos casais engravidam até 1 ano. Porém, a falta de seguimento dessa doença gera a perda do direito à família e desordens psicossociais que podem ser irreversíveis.
As causas da infertilidade geralmente são multifatoriais e incluem fatores femininos e masculinos, muitas vezes combinados. Alguns desses fatores podem ser tratados revertendo o quadro de infertilidade como é o caso da síndrome dos ovários policísticos, hipo ou hipertireodismo, anovulação por excesso de peso ou baixo peso, endometriose em estágios iniciais, entre outras doenças. Os fatores de risco para infertilidade são a idade materna, estilo de vida, histórico familiar e doenças que acometem o sistema reprodutor feminino e masculino.
Os fatores desencadeantes são múltiplos como por exemplo a anovulação crônica, fatores uterinos, fatores tubo peritoneais e fatores masculinos como a azoospermia por exemplo (ausência de espermatozoides). Os fatores de melhora são a mudança do estilo de vida e o tratamento da doença de base e o principal fator de prognóstico é a idade materna.
Muitos casais podem se beneficiar dos tratamentos de reprodução assistida e solucionar as dificuldades para engravidar, devolvendo dessa maneira o direito e o sonho de ter filhos.
Marque uma consulta!
Os tratamentos estão mais avançados e eles começam pela informação. A Dra. Mayra Nakano sempre estará ao seu lado para fortalecer laços e promover a vida.